Homem aranha
2.1 - Origem
“E houve um dia como nenhum outro, quando os maiores heróis da Terra se viram unidos contra uma ameaça comum...”. Nicholas Fury. A “Marvel Comics” mostrou para o mundo, em setembro de 1963, a criação de Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, que ao reunirem os heróis mais consagrados da editora deram início a um grupo composto, inicialmente, por Thor, Vespa, Homem-Formiga, Hulk, Homem de Ferro e o Capitão América o membro fundador da equipe.
Figura 00: Os Vingadores - número 1.
Fonte: http://nicinefilo.blogspot.com.br/2012/05/os-vingadores.html
Essa equipe de heróis, em seu universo fictício dos quadrinhos, é responsável por salvar o cosmos enfrentando inúmeros desafios, sempre que chamada a fazê-lo pelo governo norte-americano. E esse é o ponto que diferencia Os Vingadores das demais equipes de heróis da “Marvel”: ela possui reconhecimento oficial do governo e é conhecida internacionalmente por contar com “os heróis mais poderosos da Terra”.
Os vingadores são de certa forma, uma resposta da Editora Marvel à “Liga da Justiça”, equipe de super-heróis criada pela “DC Comics” que também inspirou outros heróis da Marvel, como, por exemplo, os que constituem o “Quarteto Fantástico”.
A inspiração dos quadrinhos, sendo um retruque à editora concorrente, diverge da formação da equipe e da união de seus membros na história, que é dada pela tentativa do deus Asgardiano da trapaça, Loki, de se vingar de seu irmão, Thor. Hulk, então, uniu-se a Thor e enviou um pedido de socorro em nome deste, que foi atendido pelo Homem-Formiga, o Homem de Ferro e Vespa. Com o resultado positivo da união desses cinco ao derrotarem Loki, foi formada a equipe e nomeada de “Os Vingadores”. No fim da segunda edição, Hulk deixa o grupo e retorna da década de 1940 o Capitão América, que se torna um comandante da equipe e ganha reconhecimento como “membro fundador” da mesma.
Durante a série há outras mudanças no quadro de heróis