hoje
Ao começar a desenvolver todo e qualquer trabalho de investigação é necessário fazer uma alusão ao que se pretende abordar, pois, no que tange ao estudo de um dos líderes que se debruçou sobre a filosofia Africana-Kwame Nkrumah.
Kwame Nkrumah foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro (1957-1960) e presidente de Gana (1960-1966).
Nesta senda focarei também sobre os seus pensamentos e legado.
Kwame Nkrumah Pensador, Político e Estadista africano, Francis Nwia Kofie Kwame Nkrumah, ou simplesmente Kwame Nkrumah nasceu aos 21 de Setembro de 1909 em Nkroful, actual Gana. Aos 6 de Março de 1957, sob o grito Independência! Kwame Nkrumah fez da então colónia britânica da Costa do Ouro, o primeiro país africano negro a conquistar a indepedência. Kwame NKrumah foi um dos maiores ideólogos do movimento Pan-africanista, sendo considerado por muitos como um dos maiores líderes Africanos da história moderna. O currículo académico e político de Nkrumah é extremamente digno de referência: em 1935, terminada a sua formação inicial em uma escola missionária e num colégio em Acra, e tendo trabalhado durante alguns anos como professor, Nkrumah ruma para os Estados Unidos da América, ajudado por um parente. Nos EUA passa 10 anos estudando Ciências Económicas, Sociologia, Pedagogia, Teologia e Filosofia.
A partir de 1945 Kwame se torna, estudante da Escola Superior de Economia e Ciências Políticas de Londres, onde se doutora em Filosofia e Direito. Durante sua estadia na capital Britânica, Nkrumah compromete-se fortemente com a Política. Com o seu amigo o Norte-americano W.E.B. DuBois, filósofo, jornalista e acérrimo lutador pelos direitos civis dos negros, organiza em 1945 em Manchester o 5° Congresso Panafricano. De regresso ao Gana, em 1947, integra e torna-se Secretário Geral da Convenção Unida da Costa do Ouro (United Gold Cost Convention - UGCC), Partido