HM 03 Estatica 01
Aplicada
curso de Pilotagem ENIDH
Elementos de Estática
Texto de apoio
3) determinação das condições de equilíbrio de um corpo. 1 Introdução
Na Mecânica é usual considerar três grandes divisões a Estática, a Cinemática e a Dinâmica.
A Estática estuda as leis da composição de forças e as condições de equilíbrio dos corpos quando submetidos a forças. Na Estática, os corpos são considerados rígidos, isto é, a distância entre as suas partículas permanece invariável ao longo do tempo, mesmo debaixo da acção de forças.
A noção de corpo rígido é teórica. Na realidade as forças produzem sempre deformações nos corpos onde actuam. A Cinemática estuda as leis que caracterizam o movimento dos corpos sem considerar as suas massas e as forças que neles actuam.
O desenvolvimento da Estática assenta em axiomas. De seguida apresentam-se alguns desses axiomas:
A Dinâmica relaciona os movimentos dos corpos e as forças neles actuam.
1) Duas forças iguais e opostas, com a mesma linha de acção e actuando num corpo, equilibram-se mutuamente figura 1.2
Uma força, de um modo simples, é a grandeza que mede quantitativamente a acção recíproca dos corpos materiais.
F2
As forças são grandezas vectoriais. São caracterizadas por uma intensidade, uma direcção, um sentido e um ponto de aplicação. Na figura 1.1 está representada uma
força F . A intensidade é representada pelo comprimento
AB. A recta tracejada define a direcção e chama-se linha de acção da força. A secta determina o sentido. O ponto de aplicação está representado por A.
B
A
F
Figura 1.1
As forças que actuam num corpo podem ser divididas em interiores e exteriores. As forças que as partículas constituintes do corpo exercem umas sobre as outras dizem-se interiores. As forças exercidas por outros corpos dizem-se exteriores.
Se uma força actua num ponto de um corpo diz-se concentrada. Se uma força actua em todos os pontos do corpo ou numa superfície do corpo diz-se distribuída.
Uma força pode ser