hklhjklhl

1188 palavras 5 páginas
Governo Dilma
O Governo Dilma Rousseff é um termo informal que corresponde ao período da história política brasileira que se inicia com a posse de Dilma Vana Rousseff à presidência, em 1 de janeiro de 2011, em sua primeira tentativa de chegar ao cargo presidencial.
O período é marcado por fato histórico, pois representa a primeira vez que uma mulher assumiu o poder no Brasil no posto mais importante do país; e seu mandato está previso até o dia 1 de janeiro de 2015.
Algumas características do governo:
Economia:
Todos nós sabemos que a gestão do governo Dilma se deu partida em continuidade à gestão do governo Lula.
Tudo começou com a exoneração de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central. Então, Alexandre Tombini, ex-presidente do BC voltou ao cargo. Guido Mantega continuou no Ministério da Fazenda.
Inflação:
Mesmo tendo ficado dentro da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional), de 4,5% com tolerância de dois pontos para cima ou para baixo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2010 (do governo Lula), registrou alta acumulada de 5,91% (o maior desde 2004).
Já em Janeiro de 2011 – que foi o primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa de 0,83% mensal e, foi o maior resultado desde Abril de 2005 – que registrou 0,87%, que levou a taxa acumulada em um ano para 5,99%.
O IPCA foi mantido elevado no mês de Março de 2011 com forte pressão e motivação dos grupos de Transporte e Alimentação. O nível foi de 0,79% - que espelhou a maior taxa para o mês, desde 2003. O resultado mensal levou a taxa de um ano para 6,30%.
Isso fez com que ficasse um nível bem próximo do teto da meta “perseguida” pelo Banco Central. Isso gerou dor de cabeça para alguns economistas do mercado financeiro. Logo, tomaram novas medidas de advertências ao crédito para controlar o aquecimento da economia.
Houve uma desaceleração no mês de Abril para uma taxa de 0,77% (mostra o IBGE). Toda via, nada impediu que o resultado acumulado em um

Relacionados