HIV SIDA
Ministério da Educação
Complexo Estudantil Distinto de Mérito
Disciplina: Sociologia
Tema:
Elaboração: ADocente:
4º Grupo _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Turma: AT Cristina António
Classe: 12ª
Integrantes do Grupo
Dora Francisco Xavier
Eufigénia da Conceição Paulo
Gisela Tereza Simão
Introdução
A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) matou mais de 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos e, até hoje, não foi possível encontrar nem uma cura nem uma vacina eficazes para lutar contra esta ameaça que afecta pessoas de todas as idades, em todos os continentes.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que, ao entrar no organismo humano e ao penetrar no sistema sanguíneo, começa de imediato a reproduzir-se dentro dos linfócitos T4 (ou células CD4) acabando por matá-las. As células CD4 são, precisamente, os elementos do sistema imunológico que dão indicações às restantes células para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores.
Sob a acção do vírus, a função de defesa fica enfraquecida e deixa a pessoa infectada, ou seropositiva, mais vulnerável em relação à actuação de bactérias e vírus, que provocam as chamadas doenças oportunistas. É o caso de formas raras de pneumonia, toxoplasmoses, candidose, meningite criptocócica e cancros como o Sarcoma de Kaposi. Estas doenças são, normalmente, a causa de morte dos seropositivos, sendo bastante raras entre as pessoas que não sofrem de imunodeficiência.
.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é uma doença do sistema HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_imunol%C3%B3gico"imunológicoHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Humano"humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV Esta susceptíveisduz progressivamente a