GESTÃO DE CUSTOS NA PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO
UM ESTUDO DE CASO
Maria Aparecida Maluche
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
UFSC/EPS - Ano 2000
Resumo
O acompanhamento e o controle dos custos devem ser uma das prioridades da gestão de qualquer empresa, pois permite uma análise constante do comportamento de todos os gastos. Portanto, é preciso atentar para os acontecimentos diários que mudam a performance econômica do país, impactando fortemente na vida das organizações. Sendo assim, torna-se necessário o uso de ferramentas adequadas para obtenção de uma gestão eficaz. O presente trabalho demonstra que a análise de custo possibilita o conhecimento do resultado da empresa com melhor precisão, bem como permite parâmetros mais eficazes para a determinação do preço de venda. Porém, antes de tudo, é preciso levar em conta o objetivo principal, que é a satisfação das necessidades dos clientes, oferecendo produtos adequados ao uso e com preço competitivo.
Palavras Chave: Gestão, Custos e Pequena Empresa
1
Introdução
Com a crescente evolução tecnológica e toda complexidade das organizações, os custos indiretos vêm aumentando continuamente. Também é fator relevante a diversificação de produtos fabricados, conforme exigência do mercado. Contudo, o cliente não aceita mais pagar pela ineficiência, desperdício, ociosidade e outros fatores que não agregam valor ao produto desejado. Os gestores precisam estar atentos, conhecer a capacidade produtiva da empresa, analisar toda a cadeia de valor, conhecer os problemas existentes e encontrar soluções estratégicas, para que a empresa possa ser competitiva num mercado cada vez mais globalizado.
A análise de custos não pode estar centrada somente nas informações oferecidas pela contabilidade financeira, tendo em vista que esta utiliza sistemas de custeio que objetivam atender fundamentalmente aos requisitos legais.
A melhoria da produtividade e qualidade e a redução de custos