Hitorias e antiguidades
DISCIPLINA: HISTÓRIA
LIVRO: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
“Organize, em forma de tópicos e em ordem cronológica, os principais momentos da História da historiografia, da Antiguidade a nossos dias”.
É cronologia da história do mundo, que visa a relacionar os principais eventos ocorridos na Terra, desde sua formação até os dias atuais, focando sua atenção nos registros da vida no planeta e na atuação do ser humano sobre ele; registra os principais fatos, percebidos por diversos ramos da Ciência, além da própria História: Astronomia, Física, Paleontologia, Biologia, Geologia, entre outros.
Considera-se que o planeta tenha cerca de 4 bilhões e 500 milhões de anos. Neste período, estima-se que a vida tenha iniciado depois de 600 milhões de anos, com o resfriamento da Terra.
Os períodos são os seguintes:
- Paleolítico: (entre cerca de 2,5 milhões de anos atrás até 10.000 a.C): teve início com a utilização dos primeiros artefatos em pedra lascada e terminou com a invenção da agricultura;
- Mesolítico (10.000 a.C a 8.000 a.C): teve início com a invenção da agricultura e terminou com a introdução dos artefatos feitos em pedra polida;
- Neolítico (8.000 a.C. a 4.000 a.C): teve início com a introdução dos artefatos em pedra polida e terminou com a invenção dos primeiros artefatos de cobre;
- Idade Antiga (4.000 a.C. a 476): foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até à queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.)
- Idade Média (476 a 1453): vai desde a queda do Império Romano até a queda de Constantinopla;
- Idade Moderna (1453 a 1789): compreendido entre a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos (1453) e a eclosão da Revolução Francesa (1789).
- Idade Contemporânea (1789): teve início com a Revolução Francesa.
Periodização da História
A Periodização Clássica adotada pela Historiografia divide os períodos históricos humanos da seguinte forma: