Histórico2 1
Passo 1
Pesquisar, em sites e livros da área de Engenharia de Métodos, sobre a evolução dos estudos ao longo do tempo, obtendo informações sobre:
1. Histórico.
A Engenharia de Produção cujos primeiros registros de seu desenvolvimento dataram do final do século XIX e meados do século XX, quando pioneiros como Frederick W. Taylor e o casal Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Harrington Emerson, expoentes do que se denominou “Administração Científica” (do inglês, Scientific Management), desenvolveram estudos sobre o aumento da produtividade e métodos de redução de tempos e movimentos dos operários na fabricação de peças. Os métodos e técnicas desenvolvidos por esses autores, principalmente entre os anos de 1882 a 1912, tiveram grande impacto, inicialmente, nas práticas de gestão de empresas norte-americanas e, depois, ao redor do mundo.
2. Origem e segmentos aplicados inicialmente.
A Engenharia de Produção é originária da chamada Engenharia Industrial, os métodos desenvolvidos pelo Engenheiro Frederick W. Taylor, considerado o pai da administração, tiveram ampla aplicação na indústria automobilística, tendo Henry Ford como introdutor no sistema de produção em massa através do conceito de linha de montagem seriada, que teve como resultado a redução dos custos de produção, a elevação das taxas de produtividade e consequentemente dos lucros. Desde então, a Engenharia de Produção teve seu foco progressivamente ampliado e aprofundado, devido ao aumento da complexidade dos problemas, ampliação dos mercados e ao próprio processo concorrencial.
3. Principais nomes relacionados.
Taylor: Formado em Engenharia Mecânica, considerado o pai da administração e da Engenharia de Produção, seus principais estudos foram aço rápido, estudo da usinagem de metais, estudo de tempos, utilização de um método científico para a organização do trabalho, descanso no trabalho e seu estudo clássico foi o uso da pá.
Frank e Lillian Gilbreth: Ele Engenheiro e ela Psicóloga,