Histórico e origem do pvc
O plástico PVC, sigla para policloreto de vinila, é um dos materiais mais tradicionais e, ao mesmo tempo, mais avançados e utilizados nos dias atuais. O cloreto de vinila, matéria-prima base da produção do PVC, foi sintetizado pela primeira vez em 1835, no laboratório do cientista alemão, Justus Von Liebig.
Os primeiros trabalhos de Victor Regnault em 1839, já relatam a aparição de um pó branco após uma exposição solar do gás Cloreto de Vinila. Foi constatado que se tratava de policloreto de vinilideno.
O cientista A. W. Hoffman, em 1860, publica suas descobertas de polibrometo de vinila. Somente em 1872, através de E. Baumann surgem os primeiros registros da polimerização do cloreto de vinila e obtenção do PVC.
Em 1912, Fritz Klatte descobriu meios de como produzir em maior escala o PVC. Entretanto, a produção comercial não estava viabilizada, devido à falta de estabilidade térmica. O fato levou à paralisação de várias patentes, fazendo com que se abrisse o caminho para as empresas investirem na produção do PVC.
Essa resina teve de esperar até o final da década de 1920 para ser produzida em escala comercial. O primeiro produto comercial em PVC foi elaborado nos Estados Unidos em 1929. Na Inglaterra a produção de PVC começou com uma década de atraso.
O PVC chega à América do Sul somente na década de 50. A Argentina inicia nessa época a fabricação e a comercialização de produtos feitos em PVC. Em 1956, a Eletrocloro, atual Solvay Indupa do Brasil, inicia a produção de PVC. Cinco anos depois, a Indupa S/A se instala na Argentina e inicia sua produção de PVC.
Característcas
A resina de PVC sempre deve ser aditivada para tomar as características necessárias aos produtos finais. O PVC é um plástico muito versátil e leve; características que facilitam o seu manuseio e aplicação. É atóxico e resistente à ação de fungos, bactérias, insetos, roedores e também a reagentes químicos.
Tem boa conservação, e de uma maneira