Histórico e Conceituação de Jogo
Autoria: Lorenna Paulla
INTRODUÇÃO
Cada vez mais os esportes vêm revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação. A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. Bem como, as necessidades, as expectativas e os desejos de pessoas próximas, de forma que o aluno possa desenvolver as competências técnicas, psico-cognitivas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual. O esporte como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, como o desenvolvimento das individualidades, a formação para a cidadania e a orientação para a prática social.
“Considerando que o movimentar-se é a expressão de uma necessidade humana primordial e que, para a infância, adolescência e mesmo para a idade adulta, mover-se é necessário para descobrir-se a si mesmo, para situar-se no espaço, para estudar e explorar o mundo”.
Uma das formas de manifestação de expressão do movimento, é a prática de esportes, como o handebol. Onde o educador e o sujeito que pratica, podem encontrar descobertas sugestivas para o desenvolvimento psicoafetivo e psicomotor.
O presente trabalho tem como objetivo estimular e acrescentar conhecimentos sobre a história e a prática do handebol. E para isso, mostra como surgiu o handebol, como se espalhou pelo mundo e pelo Brasil, como funciona o jogo e quais são suas regras fundamentais.
HANDEBOL NO MUNDO
A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de "Urânia", praticado na antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando