Histórico do Handebol
Um pouco mais adiante, da Idade Média para o Renascimento, na França, algumas atividades recreativas eram praticadas com jogos semelhantes ao handebol.
Contudo, foi a partir do século XVIII, que surgia o haandbold , mais precisamente no ano de 1848, na Dinamarca, inventado pelo dinamarquês Holger Nielsen. Este jogo, bastante parecido com o esporte atual, foi a alavanca para a evolução e o surgimento do handebol.
Na década de 1890, na Alemanha, esportes como o raftball, criado por um integrante da Federação Internacional de Futebol, e o torball, jogo que era uma diversão para as mulheres naquela época, eram muito parecidos com o handebol. Treinadas pelo professor Max Heiser, elas já praticavam a ginástica com bola e, logo depois, tornaram-se praticantes do jogo ao ar livre, chamado então de torball. Neste jogo, a bola era o elemento principal e as partidas eram realizadas em campos de futebol. Cada equipe tinha 11 atletas. Hoje, este esporte modificou-se, e é jogado de uma maneira diferente, pois os jogadores ficam de joelhos em uma quadra, com os olhos vendados, cujo objetivo é arremessar a bola contra o gol adversário marcando gols.
Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, os homens retornavam aos seus lares e não demoraram muito para começarem a praticar o esporte.
Em 1919, o torball era um sucesso na Alemanha, contudo, este esporte passou por uma renovação, passando a se chamar handball (nome vindo do inglês hand=mão e ball=bola). Isto se deu graças ao professor alemão Karl Schelenz, um renomado mestre na época. Depois de batizar o esporte, Schelenz passou a defender a oficialização de regras específicas para o