história
(A independência das colônias africanas- pag. 180-182 do livro de História) (GABI E JADE)
Definição (GUILHERME)
Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948, quando a política de segregação racial foi oficializada, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder.
No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais. “É importante lembrar que essa política teve clara inspiração nazista",
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões – 1953
O processo de luta contra o Apartheid foi conduzido pelo grupo de resistência definido como Congresso Nacional Africano (CNA). Da ala jovem associada a esse grupo político emergiu, na década de 1940, a liderança do advogado Nelson Mandela. (CAIO)
Nelson Rolihlahla Mandela Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul) foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na