História
CURSO DE PSICOLOGIA
THAISY SOUSA AMORIM
LORENA RAMOS
RELÁTORIO DINÂMICA DE GRUPO - VIVÊNCIAS
ITABUNA-BA.
DEZEMBRO DE 2014
THAISY AMORIM
LORENA RAMOS
RELÁTORIO DINÂMICA DE GRUPO –VIVÊNCIAS
ITABUNA-BA.
DEZEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se á aplicação da dinâmica de grupo para vivência, realizada no dia 01 de Dezembro de 2014.
Ao longo deste relatório estão descritas as informações referentes à aplicação da dinâmica realizada na aula prática da disciplina Teorias e Técnicas de Grupo II que aconteceu no Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) na sala de dinâmica no campus dois da UNIME, também estão descritos o que é dinâmica de grupo e o que é vivência.
Dessa forma a aplicação da dinâmica foi importante para a nossa formação como futuras psicólogas, pois através das aulas práticas e da aplicação da dinâmica tivemos a possibilidade de aprofundar o nosso conhecimento adquirido em sala de aula, ou seja vivenciar a fundo o papel do psicólogo como facilitador .
DINÂMICA DE GRUPO- VIVÊNCIAS
Dinâmicas de Grupo
A palavra dinâmica deriva palavra grega Dynamis que significa força, energia e ação.
A expressão "Dinâmica de Grupo" foi criada por Kurt Lewin, que utilizou pela primeira vez este termo em meados dos anos 40.
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
Vivência
De acordo com DEL PRETTE (2002) uma vivência de um grupo pode ser entendida, como uma atividade estruturada de modo análogo ou simbólico e suas situações cotidianas de interação social dos participantes, que mobiliza sentimentos, pensamentos e ações, com o objetivo de suprir déficits e maximizar habilidades sociais.
Ainda de acordo com o autor para alcançar a afetividade do método