História
• Formativo: 2000 a.C. a 200 d.C.
• Clássico: 200 a 900.
• Pós-clássico: 900 a 1519
A MESOAMÉRICA: Mesoamérica é o termo utilizado para se referir a uma grande área geográfica e cultural do continente americano, que engloba os atuais territórios do México, da Guatemala, de Belize, de El Salvador, de Honduras e de parte da Nicarágua e da Costa Rica. Acredita-se que a agricultura passou a ser cultivada ali por volta de 7000 a.C.
OS OLMECAS: Por volta de 1300 a.C. os olmecas formaram a primeira grande civilização da região. Dedicavam-se à agricultura de feijão, milho, abóbora e pimenta. Coletavam frutos e sementes e se dedicavam à pesca e à caça. O comércio era uma atividade importante para essa civilização. A sociedade era organizada em grupos, de acordo com a atividade que executavam. Os sacerdotes eram o grupo social mais importante e desempenhavam tarefas ligadas ao culto religioso e ao governo. Os olmecas construíram cidades com praças, palácios e templos, usados para observações astronômicas, de fenômenos atmosféricos e rituais religiosos. Criaram um calendário solar, um sistema de numeração vigemal (base 20), estabeleceram ritos que celebravam a natureza e produziram muitos produtos artesanais considerados como obras de arte. Por causa do comércio sua cultura se espalhou pela região e marcou os outros povos que se desenvolveriam ali.
OS MAIAS:
Foi uma civilização que se desenvolveu do ano 250 até o 900 da era cristã. Viviam em cidades-Estado governadas por chefes com poder hereditário. Esse chefe exercia funções políticas e religiosas. A agricultura era a base da economia. O produto mais importante era o milho. Muitos mitos de sua religião afirmam que o ser humano foi criado pelos deuses a partir desse cereal. Também plantavam cacau, algodão, feijão, pimenta, abóbora, mamão e abacate. Criavam cães,