História
1-Analise que transformações políticas e econômicas ocorreram no século XXVIII e definiram o poder da burguesia.
R: Este século foi definido como século das luzes, caracterizou se por grande fermentação intelectual, por conta da fértil produção dos pensadores iluministas. Em Portugal permanecia o absolutismo, que orientou a atuação do marquês de Pombal na reforma do ensino e no estímulo à difusão das idéias iluministas, em meio de inúmeras contradições, apesar do estreito controle da metrópole, que proibia a instalação da imprensa e de universidade na colônia.
2- Que características da educação do século XVIII são as mesmas do século anterior e quais as principais inovações?
R: A burguesia vinha se enriquecendo pelos resultados da revolução comercial, encontravam-se, com uma aliança os nobres, sustentados por pensões governamentais, tinham isenção de impostos e gozavam o beneficio de serem julgados por leis próprias.
3- Relacionem Iluminismo, burguesia e educação.
R: O iluminismo é uma das marcas importantes do século XVIII, também conhecido como século das luzes que significa poder da razão humana de interpretar e reorganizar o mundo. A burguesia ocupara até então, posição secundária na estrutura da sociedade aristocrática, cujos privilegiados eram a nobreza.
4-quais foram as principais conquistas da educação alemã?
R: Tornou-se obrigatório o ensino primário, ampliou-se a rede das escolas elementares, com especial atenção para o método e o conteúdo de ensino. Além das escolas populares e das tradicionais, foi criada (Escola Real), com ensino técnico e científico, onde se ensinavam matemáticas, mecânica, ciências naturais e trabalhos manuais. Coube a Alemanha o mérito de iniciar o processo de oposição ao ensino tradicional e exclusivo de humanidades.
5- Analise as semelhanças e diferenças das iniciativas sobre a educação dos diversos países com relação a Portugal. Explique em que medida as diferenças se devem ao sistema