história
Mouros são considerados os povos instalados na região da Península Ibérica
Os mais conhecidos eram os árabes e os berberes. No início, os mouros eram aniquilados pelos povos que os conquistavam.
Após o século IX, eles passaram a ser poupados, alguns deles para serem utilizados no trabalho escravo, com maior concentração em Portugal.
Então começa a ser estabelecida uma convivência entre os mouros e os cristãos.
No início, os mouros eram aniquilados pelos povos que os conquistavam. Porém, após o século IX, eles passaram a ser poupados, alguns deles para serem utilizados no trabalho escravo, com maior concentração em Portugal.
Apesar de aparentemente os mouros terem aceitado seguir o cristianismo, muitos ainda continuaram a cultuar seus hábitos e rituais religiosos, como o culto a ramadã e a circuncisão.
Então após um tempo essas manifestações foram percebidas pelos Espanhóis. Assim em 1609 houve uma expulsão massiva dos mouriscos que continuavam com as práticas proibidas.
Após sua expulsão, houve uma queda na economia dos pais. Isso ocorreu pois os mouros representavam uma parcela da população com habilidades para o artesanato e eram ótimos agricultores
Ao sentir o peso da expulsão dos mouriscos em seus bolsos, várias parcelas nobres da Espanha iniciaram um processo para evitar a saída de mais mouriscos. Só que isso não foi suficiente para combater os monarcas, que viam nos mouriscos um perigo à unidade da nação.
O êxodo dos mouriscos ocorreu em diversos países, entre eles, Turquia, Tunísia, Argélia. Uma nação em que deixaram vastos traços culturais e influências foi a Espanha. A presença deste povo pode ser observada em diversos setores da sociedade espanhola.