História
No século 19 (1822) o Brasil conquistava a sua independência, enquanto a África e a Ásia estavam sendo invadidas por países europeus. A independência mudou para o Brasil os termos políticos, econômicos e sociais;
O domínio português começou a se enfraquecer em 1808 quando a família real de Portugal veio para o Brasil.
Em 1806 Napoleão decretou o bloqueio continental para comercializar a Inglaterra, mas nessa época o rei de Portugal D.João VI e seu governo tinha dividas e negócios com os ingleses. E como não queria desobedecer ao bloqueio e manter as relações econômicas com a Inglaterra D.João VI resolveu transferir para o Brasil o governo e sua família. Em 1808 chegaram ao Rio de Janeiro e ficaram aqui. Para manter o comercio com os ingleses sem prejuízo, D.João VI abriu os portos do Brasil para a economia da Inglaterra.
Já em 1810 foi assinado o tratado de Aliança e Amizade e de Comercio e Navegação. Segundo eles, para que o produto inglês entrasse no Brasil teria que pagar um imposto ou taxa alfandegária de 15%, os portugueses pagam 16% e de qualquer outro país europeu 24%.
O tráfico de escravo foi proibido pela Inglaterra, o que obrigou D.João VI a proibir o trafico aqui no Brasil também. Com o fim da compra e venda de escravos, a Inglaterra forçava a existência do trabalho assalariado. Mais duas outras medidas foram importantes para os ingleses e para a quebra do Pacto Colonial que garantia o domínio de Portugal sobre o Brasil. Com a abertura dos portos Brasileiros ás nações amigas, passava a permitir a vinda de navios de outros países, principalmente os ingleses. E como o governo Portugal estava no Brasil, D.João elevou o Brasil à condição de Reino Unido ao de Portugal.
Com a família real aqui o Rio de Janeiro ficou com jeito de capital. A vida urbana cresceu e ficou intensa, a cidade viu a fundação de escolas medicinais, a criação da imprensa régia, o Jardim Botânico, o Teatro de São João, o Museu Real e a