História
Formação das Monarquias Centralizadas na Europa
Aluna: Camila Beatriz Machado Serie: 2º ano B
Educadora: Vanusa
Formação da Monarquia Francesa
Este período de transição começa com a dinastia capetíngia, centralizando o poder. A consolidação da Monarquia Francesa se dá basicamente após a Guerra dos Cem Anos,que suspendeu essa centralização,gerando fome e pestes,e uma guerra contra Inglaterra pelo controle fiscal. Somente a partir do século XV com Joana D’Arc. os franceses começam a obter vitorias, e no ano de 1453 essa vitória é consolidada com a total expulsão dos ingleses.
Pergunta: Explique o fato conhecido com Cisma do Ocidente, desencadeado durante a formação da monarquia francesa:
Durante esse período os conflitos entre Rei e Igreja só aumentaram, decorrente da transferência da sede do papado na Roma, para o sul da França. Então alguns membros da igreja não aceitaram este fato, e elegeram outro Papa na Roma. Com dois Papas a crise eclesiástica aumentou causou uma divisão da igreja.
Formação da Monarquia Inglesa
Durante a Guerra dos Cem Anos, a Inglaterra também passava por um processo de centralização do poder,aumento dos impostos e conflitos com a Igreja , o que gerou enorme descontentamento do povo que acabou por impor a Magna Carta. Mas após a Guerra das Duas Rosas, a dinastia Tudor consolida o poder real na Inglaterra e diminuiu o poder do Parlamento.
Pergunta: O que impões a Magna Carta, e qual sua importância?
Imposta no ano de 1215, dizia que o monarca só poderia criar novos impostos ou alterar leis com a aprovação do Grande Conselho, órgão controlado por membros do clero e da nobreza. Desse modo o poder real foi fortemente limitado, retardando o processo de centralização política.
Formação da Monarquia Espanhola
A Península Ibérica teve grande parte de seus territórios dominados por árabes. Então os reinos de Leão, Castela, Navarra, Aragão e o