História
Valor: 0 (zero) a 10 (dez) – Peso 1.
Critérios de correção: domínio do conteúdo, adequação ao enunciado, profundidade e clareza na exposição das ideias. A) Escolha e responda 4 (quatro) das questões abaixo. (Cada uma delas vale até 2,5 pontos. Caso o (a) aluno (a) responda um número maior de questões do que as solicitadas serão consideradas apenas as quatro primeiras e as demais consideradas nulas.). O trabalho poderá ser individual ou em dupla. Diferencie “História” e “história”. Disserte exemplificando como “narrativa” e “passado” são pensados nesta diferenciação.
A ´´História`` tem um significado onde a ciência oficial trata-se dos acontecimentos no tempo e na sua repercussão, como a História Geral, História do Brasil, etc. São estes, dados históricos com base em documentos ou testemunhos. Contudo a ´´história`` significa um relato verdadeiro, real, mas que não se enquadra na ciência oficial, ou seja, é um fato, um acontecimento. É um fenômeno social, entre o historiador e os fatos, um diálogo entre o passado e o presente, entre a sociedade de hoje e a de ontem. Sem teoria da história não existe e nem pode existir a história.
1. Quais os principais cuidados metodológicos que precisam ser tomados ao se trabalhar com fontes arquivísticas. Explique.
Resposta: É a ciência que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guardar, preservação e utilização dos arquivos. As fontes arquivísticas garantem que seu objetivo inicial seja cumprido com êxito; por mais abrangente que essa informação seja, ela é fruto da vontade institucional responsável pela criação do documento e carrega suas marcas, característica que provocam importantes desdobramentos relativos à organização documental. O fato de a arquivística não trabalhar com as informações como elemento balizador da organização documental não significa que ela invalide ou descarte esses dados, sendo assim, os