história
Autor- CERRI. Marcelo Masagão. Marcelo chegou a estudar psicologia na Universidade Católica de São Paulo, mas não concluiu o curso. No cinema, dirigiu seu primeiro longa –metragem em 1999 que foi o filme, “Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos “
Obra- Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos. Ano 1999 IN 5/6
Esse capitulo do filme vem a relatar a figura da mulher na sociedade, com seus afazeres domésticos, com suas ocupações que eram, a casa, os filhos, o marido, e por tantas aflições vem também a depressão, que era consequência por ter uma vida tão fazia de lazer. Vem a retratar também a vida de Margareth, que em 1916 abril a primeira clinica de controle de natalidade, e que logo foi acusada de obscenidade e é presa em 1883-1966.
Logo depois vem a mudança da atitude feminina em relação as roupas e a saia que era extremamente comprida passa a ser uma nine saia, e como fora de protesto ou liberdade mulheres em praça pública queimam sutiãs. Essas cenas retratam muito bem os avanços tecnológicos como a luz elétrica e até o rádio. A poucos dias de uma inauguração em Paris da Exposição universal, pode-se notar um engenheiro elétrico com o olhar de preocupação, esse era Henry Beau. Com apenas 24hs para ligar 5.700 lâmpadas que estavam situadas em no palácio da eletricidade, e quando foram ligadas uma imagem perfeita se espalha.
Enquanto em 1900 em certo lugar na América Paul Normam, não tinha luz elétrica em sua casa. Podemos notar os grades avanços tecnológicos, pois um pai em 1931 vê a luz elétrica pela primeira vez, em 1961 o filho do mesmo conhece o espaço em uma viagem ao espaço, e as tecnologias não param de avançar. A sociedade vai tendo mudanças de vida om novos bens materiais, com automóveis, com televisões, e vários eletrodomésticos.
No Brasil em 1993 a televisão não era um bem que todos tinham em casa muitos se untavam em grupos para ver novelas e programas em apenas uma televisão, em quanto pra outros era um bem que se tinha em casa e se