História
ÉPOCA NORMAL 2010/2011
1. O atentado de Sarajevo, ocorrido em 28 de Junho de 1914, serviu de pretexto para o início da Grande Guerra. Explique esse fenómeno, a sua pormenorização política e social tendo em atenção o xadrez geo-politico da época.
Atentado de Saravejo com pretexto para a guerra e causas profundas da guerra (nacionalismos e imperialismos, corrida armamentista, rivalidades económicas e territoriais entre as grandes potências, alianças e entendimentos)
2. Criado por Hannah Arendt no pós-guerra para o aplicar essencialmente à Alemanha nazi, o conceito de totalitarismo também se aplica ao Estado fascista italiano (e à URSS de Staline). Porque podemos afirmar hoje, com segurança, que a Itália de Mussolini era um Estado ‘total’, ou ‘totalitário’ durante o vinténio em que tinha como líder carismático o antigo professor primário da região da Romanha?
Totalitarismo, definido como o rigoroso controlo do Estado, centralizado e hierarquizado sob todos os aspectos (economia, meios de comunicação, educação, política interna e externa)
3. Clausewitz já tinha usado o conceito de ‘guerra absoluta’ nos inícios do sec. XIX para qualificar as guerras napoleónicas. Contudo, foi a partir da 2ª GM que seria forjado o termo de ‘guerra total’. Esta palavra pressupõe, para além do campo de batalha, a arma psicológica, a arma económica e a arma ideológica. A esta luz, acha que a guerra de 1939-1945 foi uma ‘guerra total’? (pode e deve exemplificar a sua resposta com factos e momentos do grande conforto que ocorreu em todo o mundo nessa fase histórica).
Arma ideológica: rivalidade entre o fascismo e os regimes democratas e o comunismo
Arma psicológica: intensa propaganda; jogos de poder;
Arma económica: armamento; bomba atómica; exploração dos povos dominados;
Necessidade de ‘espaço vital’: imperialismo italiano, alemão e japonês
Número de países envolvidos e palcos de guerra
ÉPOCA NORMAL 2011/2012
1. O atentado de Seravejo serviu