História
Apesar dos esforços para incrementar o uso da internet entre a população, a exclusão digital ainda é gigante no Brasil. Segundo estatísticas do IBGE, divulgadas em dezembro, embora tenha havido crescente acesso à web nos últimos anos, 65% dos brasileiros acima dos 10 anos não tiverem acesso à internet.
Os dados foram gerados a partir de uma pesquisa nacional feita em 155 mil residências em todo o País, realizada em 2008. O estudo revelou um acurado painel da exclusão digital no Brasil. Por exemplo, no sudoeste brasileiro, 40% das pessoas acessam a internet, enquanto no nordeste, região onde os índices de pobreza são maiores, apenas 25% o faz.
O acesso da internet por estudantes é incrivelmente baixo – 60 por cento, menor do que alguns países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, informam a pesquisa do IBGE.
Um terço dos pesquisados disseram não acessar a internet porque eles não têm interesse em assim fazer, enquanto menos de um terço afirmou que não sabe usar o computador e outra igual proporção afirmou não ter acesso ao computador.
Ainda segundo o IBGE pessoas mais jovens e pessoas de maior escolaridade acessam a internet mais assiduamente. A renda familiar também é destacada como importante fator.
O país, contudo, obteve algumas conquistas. Uma pesquisa de 2005 indicava que 80% da população não tinham acesso à internet, significando que o uso da tecnologia, desde então, aumentou em cerca de três quartos nos últimos quatro anos.
O novo estudo destacou ainda que as conexões em banda larga dobraram no Brasil em igual período. As pessoas acessam a internet, geralmente de casa e do local de