história, ramificações e áreas de atuação
história, ramificações e áreas de atuação
01- Em que contexto histórico surgiu a Psicologia Jurídica?
02– Quais foram as mudanças ocorridas na Psicologia Criminal, a partir do séc. XIX ?
03– De acordo com Mira Y Lopes, como se constitui o caráter na dinâmica de personalidade?
04– Como os autores abordam “o perfil do criminoso”?
05– Quais são as ramificações e áreas de atuação da Psicologia Jurídica?
R: 01 No início do século XIX, na França, os médicos foram chamados pelos juízes da época para desenvolverem o "enigma" que certos crimes apresentavam.
R: 02 Com a publicação do livro Psychologie Naturelle, do médico francês Prosper Despine, que apresentava estudos de casos dos grandes criminosos (somente delinqüentes graves) daquela época.
R: 03 Segundo Mira Y Lopez (2008), é comum dizermos que o caráter é o fator mais importante na descrição da personalidade de uma pessoas. De fato, quando enumeramos as características pessoais de um sujeito, dizemos que o "carecterizamos", ou seja, damos conta do seu caráter. Para ele, o caráter é um fatoe importatíssimo na reação pessoal porque ele costuma definir e determinar a conduta. O caráter constitui o término das transações entre os fatores endógenos e os exógenos integrantes da personalidade e representa o resultado desta luta. na sua opinião, os fatores ed´genos impulsionaram o indivíduo para uma conduta puramente animal, objetivando a satisfação de seus anseios. Já os exógenos, ao contrário, conduzem o indivíduo à completa submissão ao meio externo. Essa clássica disputa entre o endógeno e o oxógeno tem como produto final o tipo de conduta externa que a pessoa apresenta, e isto representaria o seu caráter.
R: 04 Concordamos plenamente com a idéia de que não existe um perfil criminoso e sim uma série de variáveis, circunstâncias e determinados contextos que levam estas pessoas ao cometimento de um delito. E este deve ser um dos pontos centrais de