atividade reposição de aula
PSICOLOGIA JURÍDICA
Responda as perguntas abaixo, com base no texto: Psicologia Jurídica: História, ramificações e áreas de atuação.
1° - Em que contexto histórico surgiu a Psicologia Jurídica?
Surgiu como área de atuação psicológica a serviço da justiça, quando Juízes passaram a chamar médicos para fazerem diagnósticos de criminosos com intuito de descobrir “enigmas” que certos crimes apresentavam no século XIX.
2°- Quais foram as mudanças ocorridas na Psicologia Criminal, a partir do século XIX?
Decorreram a partir de pesquisas do médico Prosper Despine com o lançamento do livro chamado Psychologie Naturelle, que investigou as particularidades psicológicas de cada membro que eram divididos em grupos, concluindo que a maioria dos criminosos não apresenta enfermidade física e mental, situa-se sim pelo comportamento moral, motivados pelo ódio, vingança, etc.
A partir do século XIX, a psicologia criminal adquire mais independência e importância no cenário criminal, e em 1950 incorporando o termo Psicologia Jurídica, a partir das análises de Mira Y Lopez.
3° - De acordo com Mira Y Lopez, como se constitui o caráter na dinâmica de personalidade?
O caráter é o fator mais importante na discrição da personalidade, constitui o término das transações entre os fatores endógenos que impulsionam o indivíduo para uma conduta puramente animal, e os exógenos que impulsionam a uma submissão ao meio externo, os dois são integrantes da personalidade.
4°- Como os autores abordam o “perfil criminoso”?
Para os autores não existe um perfil criminoso e sim uma série de variáveis, circunstâncias e determinados contextos que levam estas pessoas ao cometimento de um delito, o criminoso é um objeto do estudo criminológico para a previsibilidade, à realização do ato criminoso.
5°- Quais são as ramificações e áreas de atuação da Psicologia Jurídica?
A Psicologia Judiciária está contida na Psicologia Forense, que esta contida na Psicologia Jurídica,