função afim
Eudaimonismo (do grego: eudaimonia - felicidade) ou eudemonismo. É uma doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana. A felicidade não se opõe à razão mas é a sua finalidade natural. O eudemonismo era a posição sustentada por todos os filósofos da Antiguidade, apesar das diferenças acerca da concepção de felicidade de cada um deles.
Não. Família eudemonista não é uma família de adoradores do demônio.
Família eudemonista é aquela que unida por laços afetivos busca a felicidade individual de cada membro da mesma
Tal conceito se relaciona com o caráter instrumental da família, que na concepção atual deixa de ser um fim em si mesmo passando a ser um instrumento da felicidade individual e emancipação de seus integrantes.
Por se tratar de um instrumento, não é a família em si que merece proteção estatal, e sim cada um de seus membros:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 8º - O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.
Em suma, associe o conceito a LAÇOS AFETIVOS + BUSCA DA FELICIDADE. Pronto, se cair na prova você já tem uma questão garantida.
Abordar a visão contemporânea da família mostra-se extremamente relevante, pois há uma enorme importância em buscar-se a atual identificação desse grupo social, considerado base da sociedade e possuidor da especial proteção do Estado, principalmente após o advento da Carta Política de 1988, que buscou acolher as transformações paradigmáticas ocorridas neste âmbito.
O atual estágio de efetivação de princípios constitucionais como a liberdade e igualdade, sublimados pelo princípio da dignidade da pessoa humana, especialmente na esfera do direito das famílias, fez surgir um novo e aclamado princípio: o princípio da afetividade – que tem acolhido o pluralismo familiar previsto