História publicidade & propaganda
Definição:
Publicidade: Deriva do latim "Publicus" e significa o ato de tornar público um fato ou idéia. A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou pessoa. Tem como objetivo despertar, na massa consumidora o desejo pela "coisa anunciada", ou criar prestígio ao anunciante. É paga com finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e procurar ações benéficas para o anunciante e o seu objetivo é vender. Propaganda:
Deriva do latim "Propagare" e significa entender, propagar uma idéia ou fato. Ainda pode ser entendida como um conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influências, num determinado sentido, as opiniões e as atitudes do público receptor. Em geral, não se fala em publicidade como uma comunicação persuasiva de idéias. Nesse aspecto a propaganda é mais abrangente, pois inclui objetos ideológicos, comerciais, entre outras.
História da Publicidade no Mundo:
A publicidade surgiu de uma forma propriamente dita desde os tempos do antigo Egito, através do papiro (que era uma planta na qual os egípcios utilizavam como uma espécie de papel para escrever textos e registrar as contas do império). Outras civilizações da Antiguidade Clássica, como os romanos e os gregos, por exemplo, através das tabuletas anunciavam o combate dos gladiadores no campo de batalha. Nesse período a Publicidade era basicamente oral, na qual anunciavam as vendas de escravos, gados e outras coisas.
Essa primeira etapa da Publicidade se prolongou até a Idade Média, onde tanto os comerciantes como os mercadores, por meio de gritos, ruídos e gestos, procuravam chamar a atenção do público e fazerem com que eles conhecessem seus produtos. A utilização de símbolos, atualmente algo tão comum, inicia-se neste período. Naquele tempo não havia nomes nas ruas e nem números nas casas, assim o comerciante se via obrigado a identificar o esses estabelecimentos com um símbolo, ex: uma vaca simbolizava