Resumo historia social das mídias e suas inter-relações com as carreiras de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas entre outras configurações
Introdução
O rápido desenvolvimento tecnológico vem mudando a maneira como vivemos, compramos e consumimos produtos e serviços. Vem mudando também como as organizações se comunicam com seus consumidores dando ao Marketing um novo conjunto de ferramentas.
Tudo isso é decorrência da evolução dos meios que permitem as pessoas se comunicarem, independentemente de tempo e espaço, sendo decisivo para o rompimento das barreiras ao capital intelectual ao redor do mundo.
Desenvolvimento
Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e também qual foi o primeiro jornal do mundo, mas de um modo geral, os historiadores atribuem ao lendário Imperador Júlio César esta invenção.
Ao que tudo indica, Júlio César, além de um excelente general e comandante também foi um ótimo profissional de Marketing: para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império (fazendo obviamente muita propaganda pessoal), César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem noticia no mundo.
A história da Propaganda
A propaganda surgiu na Europa, na época da Santa Inquisição, em 1622, através do Papa Gregório xv devido a Igreja Católica estar em decadência, perdendo seus fieis. Isso fez com que ao Papa criasse a (Congregação para a Propagação).
Séculos mais tarde, Napoleão Bonaparte, que entendia o poder da mídia, começou a fazer uma espécie de ¨lavagem cerebral¨por meio de jornais, em relação a tudo que se passava na guerra. Com isso ele passou a convocar as pessoas para lutar nas batalhas.
Nos anos 50, 60, 70, ocorre o surgimento da propaganda moderna utilizando o foco nas características do produto. Anos 50, Claude Hopkins, foco no bem estar dos consumidores, (Anos 60) e os quatro pilares da propaganda moderna:
*Rosser Reeves: foco em vendas repetição, segundo Reeves a propaganda vence pelo