História & patrimônio - unidade 7 (2013)
0,2 em 0,2 pontos Leia e considere às alternativas abaixo sobre a Carne Seca e a Carne de Sol:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Todas alternativas acima estão corretas.
Resposta Correta: e.
Todas alternativas acima estão corretas.
Feedback da resposta:
O preparo da carne de sol é possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. A secagem é rápida, formando uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne úmida e macia. A carne de sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados. A carne seca, também conhecida como carne-de-vento, é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As mantas de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação. A diferença é basicamente a técnica de preparo.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Sobre a presença portuguesa na cultura alimentar brasileira pode-se afirmar que:
I. É um legado que deixou pouca influência, o povo brasileiro criou novas técnicas e costumes à mesa que substituíram completamente o que a cultura lusitana inicial determinava.
II. A presença lusitana na cultura nacional é notória, legado que deixa decisivas técnicas e ingredientes utilizados no dia-a-dia do brasileiro, fortemente marcadas pela presença da cultura da roça e da criação de animais.
III. É uma cultura extremamente importante para a formação da identidade nacional, reconhecida no encontro de várias culturas e assim formando-se o costume alimentar e o paladar dos diversos homens brasileiros.
IV. É uma cultura que perdeu sua representatividade com a chegada de vários imigrantes ao Brasil, introduzindo outros ingredientes e técnicas aos costumes locais.
Assinale a alternativa correta a seguir:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
As alternativas II e III estão corretas.
Resposta Correta: d.
As alternativas II e III estão corretas.
Feedback da