HISTÓRIA MUSICAL DE LUIZ GONZAGA
Inicio da carreira de Luiz Gonzaga
Quando a música está no sangue, não adiante fugir! Já em Minas Gerais, Gonzaga participou de um concurso de música, mas por não conhecer os termos técnicos da música acabou reprovando. Só que ele conheceu um grande amigo que se dispôs a ensiná-lo, o Domingos Ambrósio. Logo que Gonzaga pegou o jeito do instrumento, ele e o amigo saiam sempre nas horas vagas para tocar nas festas.
Ele só precisava desse apoio para crescer no mundo da música, era conhecido como o maior sanfoneiro do nordeste no Brasil. Gonzaga fez parte na história da música com inúmeros cantores de sucesso, como José domingos de Marais, o tão famoso Dominguinhos, que foi um dos seus grandes companheiros na composição de canções.
Com Humberto Teixeira criou diversas músicas, como a Baião. Os dois eram muito apaixonados pela sanfona, não largavam dela por nada!
Conheça as modelos de sanfonas e acordeon neste site.
Gonzaga tinha uma admiração muito grande pelo Lampião, o cangaceiro mais temido do nordeste, e mesmo assim, ele o homenageou se caracterizando com o chapéu de couro.
Gravação de Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga gravou muitos sucessos que marcaram a história do Brasil. As parcerias dele com a música fez toda a diferença, olha só quem foram os cantores e compositores:Humberto Teixeira, Zé Dantas, Zé Ferreira, Alcebíades Nogueira, J. Portela, Mário Lago, Miguel Lima, entre muitos outros nomes da música popular brasileira.
Os seus discos foram marcados por muitas músicas, conheça algumas:
Amor da minha vida
Vida de Vaqueiro
Maceió
Faz Força Zé
Pisa no pilão
Sanfoneiro Zé Tatu
Pedido a São João
Desse jeito, sim
Algo que deixou ferida no coração de Gonzaga foi uma grave acidente que sofreu junto com seus músicos, só que isso não o desmotivou a compor, nessa circunstância da vida escreveu a música Baião de Penha.
Já com o seu filho, o Gonzaguinha, gravou sucessos, como: A Triste Partida de