História medieval
Goiás - 24 de abril de 2013
Prof: Dailza
Diciplina: História Medieval
Curso: 1º ano de historia
Academicos: Paulo Otávio
1. Critica externa 2.1. Tipologia: Narrativa histórica (história dos franceses) 2.2. Local de origem e datação: Local: Tours; datação:576 – 591 séc.VI idioma: Latim 2.3. Autor-biografia= Gregório de Tours, bispo desta cidade (Tours) de 573 a 594, cuja a história dos francos nos informa sobre sua época e sobre a importância de uma devoção aos santos que o bispo partilha plenamente com seus mais humildes fiéis. Principal obra é a História Francorum. 2.4. Contexto: O documento foi escrito no século VI e refere-se ao Rei Clóvis. (final do séc. V).
#Instalação dos germânicos
#Formação dos Reinos Germânicos
#Francos= Rei Clóvis une as Tribos Francos e funda uma dinastia (Carolíngia). Foi o primeiro Rei germânico a se converter ao cristianismo.
2. Critica Interna 3.5. Idéia Principal= Conversão do Rei Clóvis 3.6. Idéia Secundarias= Casamento arranjado de forma de alianças políticas, as guerras contra os povos alanos.
2.2 Indicações geograficas 1) Burgundia = Reino Germ ânico 2) Reims = Cidade onde o Rei Clóvis foi batizado
Personagens
1) Clóvis = Rei Franco, filho de Childerico I, grande guerreiro, assumiu o trono com 16 anos. Conhecido como fundador da monarquia francesa histórica. Uniu todos os povos francos em um só reino. 2) Gundobaldo = Rei da Burgúndia, tio de Clotilde. 3) Clotilde = Sobrinha do Rei da Burgundia, casou-se com o Rei Clóvis para uma aliança política. Foi o principal reponsável pela conversão do Rei Clóvis. 4) Teuderico = Filho do Rei Clóvis com uma concubina. 5) São Remigio = Bispo de Reims, chamado por Clotilde para ajuda-la a colocar no coração do Rei a palavra da salvação. Foi ele quem batizou Clóvis.
POVOS * Alamanos
Datação = 15º ano de seu reinado (496 d.c)
3 –