História medieval
2) Destaque as principais características dos períodos chamados de Alta Idade Media, Idade Média Central e Baixa Idade Média.
A alta Idade Média se forma com contribuição do cristianismo, contribuição da cultura clássica, cultura romana e germânica. O próprio cristianismo vai ganhando espaço, força e vai se espalhando pelas regiões pagas, principalmente quando há uma relação política. É o período mais longo, que se estende do século VIII ao X, período de consolidação e desagregação do império Carolíngio (Carlos Magna), inicio do sistema feudal.
- Aspecto político: permanência de estruturas de poder e de administração Romanas nas monarquias germânicas, que evoluíram para certa unidade política com os carolíngios.
- Aspecto econômico: debilidade, que se inicia com as invasões bárbaras e permanece pelo menos até meados do século III.
- Aspecto social: relativo crescimento demográfico, a afirmação das relações de dependência que caracterizariam o feudalismo.
- Aspecto cultural: fusões de valores da cultura romana com a germânica, que adquiriram forma própria com o renascimento carolíngio, alem da afirmação do cristianismo e de sua expansão para regiões pagãs, graças, sobretudo, a aliança entre a Igreja e o Estado carolíngio.
A idade média central abrange o período que se estende do século XI ao XIII, considerada a época do feudalismo.
- Aspecto político: fragmentação do poder, com a distribuição de prerrogativas reais entre a nobreza terratenente.
- Aspecto econômico: crescimento generalizado da produção e, consequentemente, da mão de obra disponível, tanto no campo quanto nas cidades.
- Aspecto social: evidenciam-se as relações “horizontais” (suserania e vassalagem) e “verticais” (senhorio e servidão).
- Aspecto cultural: considera-se o período mais rico da Idade Média, época do surgimento das universidades, da