História Jaguar
A marca inglesa Jaguar foi fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley. Inicialmente a marca foi fundada com o nome Swallow Sidecar Company, começando por aplicar as suas carroçarias ao chassis de outros fabricantes.
Em 1931 são lançados os primeiros modelos totalmente construídos pela Jaguar, o SS I e o SS II. Esses modelos tinham como principais características a grande proximidade ao solo e o enorme capot.
Em 1934 William Walmsley abandona a marca e William Lyons continua no seu projecto sozinho.
Em 1935 surge o nome Jaguar com o lançamento do SS Jaguar 2500, passando esse a ser o nome oficial a partir de 1945, depois da necessidade de abandonar o nome SS, devido à utilização desse nome por parte das SS alemãs.
A Jaguar continuou a lançar vários modelos a preços acessíveis, comparando com as outras marcas de luxo.
Com o início da II Guerra Mundial a Jaguar começou a produzir veículos para o exército inglês.
Com o final da guerra a Jaguar teve que criar um desportivo para poder obter notoriedade. Para isso lançou o Jaguar XK120 em 1948, considerado um dos melhores desportivos da época. O XK120 era o desportivo produzido em série mais rápido do mundo, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Este modelo demonstrou-se um autêntico sucesso de vendas, sendo necessário construir uma nova fábrica para dar conta das encomendas.
A Jaguar criou um modelo para competição o Jaguar C-Type, com este modelo a Jaguar alcançou a vitória das 24h de Le Mans em 1951 e 1953. Na vitória de 1953 a Jaguar contou com a utilização de travões de disco para superar uma das provas mais competitivas de sempre. Os travões de disco resultaram de uma colaboração entre a Jaguar e a Dunlop.
Com o lançamento do D-Type a Jaguar voltaria a alcançar a vitória nas 24h de Le Mans de 1955 a 1957.
Em 1957 a Jaguar incorpora os travões de disco na produção de veículos de estrada, aplicando-os no novo desportivo XK150.
Em 1961 nasce o Jaguar E-Type, o desportivo que