Resumo do filme Apocalypto
O filme conta a História de um índio chamado Jaguar Paw que não conseguia ter filhos. Segundo suas crenças, para conseguir ter filhos o homem tinha que comer órgãos de um animal. Jaguar comeu os órgãos de uma Anta e sua esposa engravidou duas vezes.
Um dia, houve uma invasão em sua tribo pelo povo Maia, mas Jaguar conseguiu levar sua esposa grávida e seu filho para um abrigo na Selva, antes que a aprisionassem.
Ele começa então uma luta para fugir dos inimigos e encontrar-se novamente com sua família.
Jaguar perde seu pai assassinado por um dos Maias e começa uma briga pessoal entre os dois até o final do filme.
No caminho até a tribo Maia, Jaguar vê muito sofrimento e enfrenta a selva.
Chegando na tribo, se depara com mulheres sendo vendidas como escravas e prisioneiros sendo sacrificados ou forçados a trabalhar construindo cidades de pedra. Esse povo Maia considerava o Rei como um Deus.
Assim, após uma longa travessia pela floresta, envolta em tensão e tortura, os homens e mulheres aprisionados são apresentados a uma realidade totalmente diferente daquela a que estão acostumados. Eles se deparam com uma cidade gigantesca, com pessoas comercializando, dotada de uma clara hierarquia, onde as pessoas parecem viver em harmonia, conscientes de seu papel dentro desta sociedade.
Os homens cativos são encaminhados para um local diferente das mulheres. Elas são negociadas, ao passo que os homens mais fortes são selecionados para participar de um ritual. É neste ponto que somos apresentados às pirâmides maias. Mel Gibson consegue mostrar a grandiosidade da arquitetura deste povo, além de expressar a necessidade dos sacrifícios para melhorar as colheitas e agradar ao deus do Sol, Kulkulkan. Gibson faz parecer que as mortes (onde os corações são arrancados e expostos, e as cabeças cortadas, para depois serem arremessadas por escadaria abaixo) são uma constante nos hábitos deste povo, também deixando transparecer que aqueles que não