História Ibirapuera
Em 1906, a área foi declarada posse territorial da cidade de São Paulo por uma lei estadual.
No início da década de 20, o prefeito de São Paulo, José Pires do Rio, então, inspirou-se nos parques da Europa e Estados Unidos, e teve ideia de criar, nessas terras, um parque que seria ponto importante da cidade, porém, não obteve sucesso devido a natureza do terreno, que era uma área totalmente alagadiça.
Em 1927, Manequinho Lopes, criou um projeto onde se pretendia cultivar, no solo do Ibirapuera, eucaliptos australianos, que são conhecidos por terem grande capacidade de absorção de água, exatamente o que a área precisava, além de ter espalhado pela área sementes de plantas ornamentais exóticas. Manequinho obteve sucesso e o viveiro do Parque recebeu seu nome.
Assim nasceu o Parque Ibirapuera. Na década de 50, o goverdo do Estado de São Paulo e a prefeitura da Cidade de São Paulo teve a ideia de inaugurar o parque no Quarto Centenário da cidade de São Paulo. Oscar Niemeyer foi responsável pela arquitetura do parque e Roberto Burle Marx foi responsável pelo paisagismo da área.
O Parque, porém, foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954.
O responsável pela arquitetura do Parque foi o famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que procurou traduzir o espírito daurbanização moderna, enquanto o paisagismo igualmente ousado foi implementado pelo não menos célebre Roberto Burle Marx. O Ibirapuera, em seu formato atual, foi presenteado ao povo de São Paulo no dia 21 de agosto de 1954.
Hoje o Parque do Ibirapuera é um dos mais visitados da cidade e também o que proporciona o maior número de atrações. Em seu interior é possível encontrar opções