História Globalização
Campos Foz do Iguaçu
Trabalho
De
História
Aluna: Jessica Duarte
Professor: Leonir Colombo
Foz do Iguaçu
22 de maio de 2014
O que é globalização?
O termo globalização é um termo recente e apareceu na décade 1980. O historiador Fernand Braudel criou a expressão economia-mundo. Essa expressão não se refere à economia do mundo inteiro, e sim a regiões do planeta integradas por atividades econômicas, formando um todo econômico.
Para Braudel, uma economia-mundo possui três características: a descontinuidade das características locais; a interligação do comércio de longa distância e a centralização econômica e política em torno de um pólo dominante.
A globalização é um processo global que faz uma integração nas esferas da informação, economia, política e cultura. Porém às que mais se destacam são às economicas e culturais.
A globalização atingi quase todos os países do mundo com uma dinâmica de trabalho e de criação de mercados. Essa nova ordem mundial é devido às políticas de libertação, desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação.
Analisando pela perspectiva econômica, a globalização é a mundialização financeira por meio da integração dos mercados e das bolsas de valores.
Olhando o aspecto cultural, a globalização possibilita a difusão de uma cultura planetária por meio da indústria cultural, que funciona como um mecanismo de imposição de valores de determinadas regiões do mundo, com a desculpa disso posibilitar a interação humana.
Existe uma busca pela universalização de valores, como se isso acontecesse em uma forma de intercâmbio, com a valorização de variadas culturas. Porém, de maneira simplificada, os valores culturais são determinados pelo Ocidente.
Em cunho político, o neoliberalismo caracteriza-se como uma ideologia da globalização. Essa política tem como objetivo a abetura dos mercados, o incentivo à indústria nacional, a intervenção mínima do Estado na economia,