História econômica geral e do brasil
2- A industrialização gerou resistências por parte dos trabalhadores. Explique os motivos da destruição de máquinas no século XVIII.
3- O capitalismo americano se caracterizou por uma série de peculiaridades. Descreva quais as transformações que a sociedade norte-americana experimentou em inicios do século XX.
4- Sintetize os pontos principais enunciados por Hobsbawm sobre as condições que propiciaram a crise de 1929.
1 - Para Dobb, o declínio do feudalismo ocorreu devido ao aumento da população, falta de alimentos, aumento da exploração X baixo nível técnico, vida extravagante dos nobres, insegurança, e revoltas/guerras. Já Paul Sweezy construiu seus argumentos em cima dos argumentos de Pirenne que defendeu que o declínio do feudalismo ocorreu através de fatores endógenos, ou seja, ocorreu através do aumento e desenvolvimento do comercio e das grandes cidades. Observando o pensamento das obras apontadas podemos perceber que Paul Sweezy se aproxima mais da explicação de Wood pelo fato de ambos apontarem a transição sendo por sua maior parte um evolução agrária. O capitalismo teria surgido no Ocidente europeu exatamente porque ali o desenvolvimento do comércio se beneficiou da inexistência de limitações às práticas econômicas urbana. Esta visão nega ao sistema capitalista uma especificidade própria, confundindo-o com a generalização das atividades milenares do comércio, respaldando-se no fato inquestionável de que o novo sistema econômico incorporou todas as antigas práticas, desenvolvendo-as através do crescimento e da integração dos mercados, amplamente agrária.
2- Vários foram os fatores que podemos citar: Má remuneração, em consequência de abundância de mão de obra e da utilização das máquinas reduziram o preço da força