História eclesiástica
Extensão – Guarabira/PB
Disciplina: História Eclesiástica III
Professor João Figueiredo
Aluno: Aniele Bandeira Paiva
Trabalho especial correspondente a avaliação da Disciplina História Eclesiástica III
Tomando como base o texto: “ A contra reforma e o significado da Reforma” disserte em no mínimo duas páginas, sobre: As principais renovações efetuadas pela Igreja Católica Romana; as principais reações contra o protestantismo e; os motivos que levaram à guerra dos trinta Anos e suas conseqüências.
Guarabira, 2011
A igreja medieval não podia atravessar as tempestades da Reforma e ainda continuar a mesma que tinha sido até então.
A Espanha tornou-se a nação líder na obra da Contra-reforma. Foi na Espanha que a Inquisição se organizou em 1480 e se constituiu sob a liderança de Tomás de Torquemada, num órgão de extermino dos hereges. 10.000 pessoas foram executadas sob Torquemada, e sob Ximenes, quase 2.000 forma mortas. A inquisição Romana foi proclamada por uma bula papal de Paulo III, em 1542, como um instrumento de combate à heresia em todo o mundo. Presumidos como culpados até que provassem sua inocência, os acusadores não podiam ser acareados com seus acusadores, eram forçados a testemunhar contra si mesmos, e eram obrigados a confessar sob tortura. Se condenados, eram punidos com o confisco de bens, prisão, queima na fogueira, a menos que confessassem e se retratassem.
As armas mais eficiente de propaganda positiva usada pela Igreja de Roma foi a ordem jesuíta, que se firmava na pregação feita por monges bem treinados como forma de reconverter os adeptos do protestantismo. Os membros prestavam um voto de obediência especial ao papa e ao seu geral, exigiam uma obediência absolutamente cega ao papa, além da pureza, pobreza e castidade.
Os principais objetivos da organização eram a educação, o combate à heresias e as missões estrangeiras. Através da pregação, grande parte da Alemanha foi