História dos Vírus
História dos vírus de computador
Os vírus de computador assustam todos os usuários. Assim como o nome indica, associando seu nome aos "vírus" biológicos, eles também podem causar muitos danos - mas ao invés de você, a vítima é a sua máquina. Além dos danos à privacidade, com acesso ou corrompimento aos seus dados pessoais, os vírus de computador já causaram muitos prejuízos financeiros para diversas empresas. Alguns tipos de vírus são :
Vírus: É um software que normalmente fica disfarçado na execução de um outro programa, ou seja, o usuário tem que executar o aplicativo infectado (ex: um jogo pirata, no qual você instala mas, sem você saber, há um vírus nele).
Worm: É um software que não precisa de um arquivo para que se propagar de um computador para o outro. O arquivo inteiro é o worm, como documentos do Word e Excel que contêm uma macro (são os mais comuns).
Ambos têm o poder de se autoduplicar e se espalhar para outros computadores.
Trojan: forma abreviada de Trojan Horse , é um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas e escondidas. Pode ser, por exemplo, um arquivo que você baixou como um protetor de telas, mas, depois da instalação, diversos outros programas ou comandos também foram executados.
Spyware: utilizados para roubo de informações pessoais (como logins e senhas) e também para a modificação de configurações do computador (como página home do seu navegador).
Top 10 dos maiores vírus da história
top 10: Morris
Categoria: Worm
Criador: Robert Morris
Ano de lançamento: 1988
Prejuízo causado: entre 10 e 100 milhões de dólares
Top 9: Melissa
Categoria: Vírus
Criador: David L. Smith
Ano de lançamento: 1999
Prejuízo causado: 1 bilhão de dólares
Top 8: Code Red
Categoria: Worm
Criador: Desconhecido. Provavelmente originou-se na China
Ano de lançamento: 2001
Prejuízo causado: 2 bilhões de dólares
Top 7: CIH
Categoria: Vírus
Criador: Chen Ing Hau
Ano de