História do vôlei
Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos.
1896- Após uma demonstração na ACM de Springfield o nome "minonette" é substituído por voleibol.
1900-As regras alteradas por W. E. Day são aceitas e publicadas pela ACM. A duração da partida é de até 21 pontos;
1906- Cuba descobre o "voleibol de 6" graças a um oficial do exército norte-americano, Agusto York, que participava da segunda intervenção militar na ilha caribenha.
1912- O tamanho da quadra é alterado, tornando-se de 35x65 pés. A uniformidade de tamanho e peso da bola é estabelecida para uma circunferência de 26