História do tênis
História
A origem do tênis é muito antiga. Para alguns historiadores, o tênis é a versão de um esporte praticado por egípcios e persas, bem antes do nascimento de cristo. Mas o esporte que mais se assemelha ao tênis era o popular na França, durante o século XIII, e conhecido como jogo da palma (Jeu-de-paume). O nome tênis (“tenez” em francês) nasceu nessa época e significa “pegue”. No jogo da palma, usavam-se as mãos para bater na bola. Só depois, foi criada a raquete, como é atualmente.
Nessa época, os tenistas cobriam as mãos com luvas ou correias feitas de couro. Depois, eles começaram a usar uma espécie de pá. Em 1583, surgiram as primeiras raquetes, parecidas com as de hoje. Com o uso da raquete, os praticantes conseguiram alcançar as bolas mais distantes e existia, em Paris, uma associação que reunia mais de mil jogadores de tênis.
Grandes torneios:
Wimbledon
Depois de registrar o novo esporte, Major Wingfield começou a vender uma mala, com rede, livro de regras, bolas de borrachas e raquetes. Assim, o esporte foi ganhando mais adeptos. O problema era que os clubes ingleses adotavam algumas regras diferentes. Mas, em 1875, uma comissão formada na Inglaterra unificou as regras, obrigando todos os clubes a segui-la.
O primeiro grande torneio realizado depois da unificação aconteceu, em 1877, no All angland croquet and lawn tennis, Inglaterra tornando-se o mais antigo e tradicional do mundo. Nos quatros primeiros anos, o campeonato foi disputado em Oxford. Somente em 1922, o clube inglês se transferiu para o bairro de Wimbledon, que dá nome ao campeonato. Quadra de grama.
Maria Esther Bueno venceu oito vezes este torneio.
Aberto dos EUA (US OPEN)
O aberto dos Estados Unidos também é um dos mais tradicionais torneios do mundo. A primeira edição aconteceu em 1881, ano da fundação da associação de tênis dos Estados Unidos, em Nova York.
Maria Esther Bueno venceu quatro vezes este torneio.
Roland Garros
O aberto