História do trabalho
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
6º PERÍODO
RONALD ALVES GUSMÃO
ATIVIDADE 01
Baseado no texto do capítulo1 do livro História da Educação de Mª Lúcia Aranha, faça uma resenha crítica do texto.
Na primeira parte do texto percebemos que nós seres humanos somos históricos, pois mudamos no tempo. As gerações recebem uma herança cultural dos antepassados, pois fazemos parte do tempo, onde o presente precisa do passado adquirindo sentindo e percepção do futuro desejado. Lendo esses estudos podemos perceber que o passado não morreu pois lhe fundam as raízes que vivemos no hoje.
Na história da educação formamos interpretações e questionamentos de maneiras que os povos transmitam suas relações com a cultura criando contextos escolares e ideias que os orientam . Por isso o papel do educador é ser consciente e crítico e deve ser capaz de compreender suas atuações e trabalhos, unindo-se aos seus antecessores, intencionando-se.
Ao lermos os estudos da autora percebemos a precisão de reconstruir o passado, os principais acontecimentos, levando em conta os relatos, as formas de ação transformadora dos indivíduos no tempo, onde são interpretadas e vistas de diversos métodos, preservando a memória que não foi idêntica ao decorrer do tempo, mudando de acordo com a sua cultura e contexto social. Ao um olhar perspectivo devemos perceber a importância de uma escola democrática , libertária, situada com opiniões , com relações gerais com um todo, inclusive com a comunidade com um trabalho conjunto de competência , política e formação profissional. Importância de estudar envolvendo o contexto histórico geral, observando e analisando as crises , percebemos que o texto distingue de algumas funções na história da educação ,voltados para o lado docente e fonte de pesquisas ,formando conscientes críticos e não leigos, onde as ideologias fazem parte interligadas com a educação mantendo a memória viva e associada na luta de