História do Surf
Área de Projecto
Realizado por: Cláudia
Mafalda
Pedro
Turma 6º K
Índice
1 - Introdução 4
2 - SURF 5
3 - Como Surfar 7
4 - Pranchas 8
5 - As Ondas 9
6 - Os truques 10
7 - Conclusão 10
8 - Bibliografia 12
1 - Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema comum é o desporto.
O tema escolhido foi do agrado de todos os alunos, querendo aprofundar conhecimentos nessa área.
O nosso grupo de trabalho escolheu como tema “Surf”, debruçando-nos sobre: O que é o Surf desde a sua origem, quais as suas características, como e onde se pratica.
Começando por fazer uma pesquisa sobre o tema, realizamos os textos e organizamos o trabalho.
Montijo, 17 de Novembro de 2010
2 - SURF
2.1 A História do Surf
Não temos a certeza da data em que o homem ficou parado na onda pela primeira vez. Acredita-se que o surf começou no Pacifico Sul na Micronésia e na Polinésia.
Em 1778 James Cook, capitão da Marinha Real Britânica, quando chegou ao arquipélago havaiano, descobriu o surf. Ele descreveu a prática por vários nativos nus num local já na época chamado Waimea Bay.
Em 1819 o rei Kamehameha ||, filho do grande Kamehameha, unificador do Havaí, aboliu todos os tabus e determinou que a prática do surf fosse livre.
Em 1890 nascia, porém um menino de sangue real que mais tarde reergueria o surf: Duke Paoa Kahanamoku, ou simplesmente Duke.
Ele era um “All Around Water Man” começou como nadador e na sua primeira prova tentou os 50 100 e 220 metros. Quebrou os dois primeiros recordes mundiais e ganhou os 220 metros. Duke praticou quatro olimpíadas e ganhou um total de três medalhas de ouro e duas de prata. Ele introduziu o surf na América em 1913 e na Austrália em 1915.
Ele morreu em 1986, aos 94 anos, e será sempre lembrado como o PAI DO SURF MODERNO.
Durante o início dos anos 40 um jovem californiano,