História do Pensamento Econômico
1 – Situação da economia mundial pré 1ª Guerra ?
Grã-Bretanha e França representavam os dois maiores Impérios coloniais da época, dominando grande parte de África, Ásia e Oceania.
A Economia Mundial vinha em constante globalização e expansão, os anos anteriores à guerra tinham sido o período de maior migração em massa na história registrada, mas esses fluxos depois secaram,ou foram represados pelas perturbações das guerras e restrições políticas.
Em 1913 os EUA já eram a maior economia da época. Mas a taxa média de crescimento do seu PNB per capita da população entre 1913 e 1938 foi apenas de um modesto 0,8 % a.a.
Haviam, , três potências emergentes ( tirando os EUA ), Alemanha, Itália e Japão.
2- Efeitos da 1 ª Guerra ?
Em primeiro lugar a Europa perdera sua posição hegemônica para os Estados Unidos, que se viam credores da incrível soma de 4 bilhões de dólares. Mesmo os países neutros acumularam grandes prejuízos, decorrentes dos efeitos econômicos adversos que a guerra lhe ocasionou.
Em segundo, o Japão foi um dos grandes beneficiários do conflito. Apoderou-se de todas as colônias alemãs do Pacifico, atingiu até os mercados da costa oeste americana, a partir de 1917.
Em terceiro, as enormes perdas das marinhas mercantes, na qual grande perda foi por parte da Inglaterra.
Em quarto, a contribuição das colônias para o esforço de guerra aliado foi substancial.Principalmente os continentes Asiáticos e Africanos.
Em quinto, a Rússia desde novembro de 1917 estava sob um governo bolchevique que declarou nulas todas as obrigações contraídas pelos governos anteriores.
E em sexto, havia a convicção geral entre os aliados de que as Potências Centrais ? particularmente a Alemanha ? , pagariam pelos colossais danos que a guerra causara, a fim de restaurar a antiga prosperidade europeia.
3 – Causas e consequências da grande depressão ?
A Grande Depressão é considerada