História do pensamento contábil
Resumo:
Considerando o texto submetido à nossa análise, é possível afirmar que a contabilidade já vem sendo utilizada desde em tempos os sistemas monetário, numérico e de escrita ainda não existiam.
Conforme se verifica da leitura indicada, o homem primitivo deu início à contabilidade de modo primitivo, como, por exemplo, contabilizando seus rebanhos ou quaisquer outros bens adquiridos na natureza. Este método, posteriormente, evoluiu para desenhos e gravações no interior das cavernas, objetivando a análise da variação da riqueza que o pastor teve durante determinado período.
O exemplo destacado no texto relata um pastor de ovelhas que, em tempos onde sequer havia sistema monetário, este indivíduo sentiu a necessidade de contar, de “inventariar” seu rebanho de ovelhas.
Para proceder à atividade, designou um período para contar seu rebanho, (iniciava no inverno e terminava no outro inverno), e separava uma pedra para cada ovelha que possuía. Ao final, guardou todas elas para que pudesse contar o montante de seu rebanho no período, ou seja, o total de sua riqueza.
No próximo inverno, o pastor repetiu o procedimento realizado no inverno anterior.
Ao final da contabilização do seu rebanho, o pastor efetuou a comparação dos totais de pedras entre os dois períodos e verificou existir um número maior de pedras no segundo período quando comparado ao primeiro. Assim, constatou que a diferença significava o crescimento de seu patrimônio.
Desta forma, o texto nos demonstra que a utilização da contabilidade na vida do homem já vem sendo aplicada desde tempos remotos, ainda que noutro tempo as riquezas não fossem contabilizadas por meio de um sistema monetário