História do pensamento administrativo
• Na primeira etapa, explique sobre os primórdios da administração nas organizações, abordando sobre a existência da administração e seus precursores; (2,5 pontos)
• Na segunda etapa, explique o que é Administração e como a Igreja e as organizações militares influenciaram as nossas organizações; (2,5 pontos)
• Na terceira etapa, explique como a Revolução Industrial mudou o papel da Administração; (2,5 pontos)
• Na quarta etapa, apresente uma conclusão sobre a administração clássica, enfatizando peculiaridades entre a Administração Científica e a Administração Clássica. (2,5 pontos)
*******************************************************************************************************
A história da administração teve seu início, mais precisamente na Suméria, no ano 5.000 A.C., com a necessidade de obter uma maneira prática para melhorar a resolução de problemas rotineiros, exercitando assim a arte de administrar.
É o resultado da contribuição de economistas, matemáticos, filósofos, através das obras e teorias. Essa contribuição ocorreu na era Egípcia, depois na Babilônia, depois os Hebreus, e posteriormente os filósofos.
Apesar de possuir suas raízes históricas em diversas áreas do conhecimento, define-se muito bem administração como Estratégia de Governar.
A Igreja Católica bem como as Organizações Militares deram significativa contribuição para a administração. Elas influenciaram enormemente a Administração com seu sistema hierárquico, normas e regras que regem seu funcionamento. Alicerçados tanto em seus objetivos como na eficácia de suas práticas organizacionais e administrativas, ambos sobrevivem às mudanças do tempo.
Com a Revolução Industrial (a partir de 1776) o