História do Orkut
História
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
O sistema
Bate Papo
• O Google anunciou em 19 de novembro de 2008 que disponibilizaria gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta para bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplifica o acesso e uso do chat.
• A ferramenta aparece no pé da página, como acontece no Facebook, ao qual usuários podem navegar e conversar on-line ao mesmo tempo.
Aplicativos
• Em outubro de 2008 o orkut contava com mais de
600 aplicativos para os usuários escolherem, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke, Colheita Feliz e a Vila Mágica.
Perfil
• Social: Perfil social ou geral o usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
• Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
• Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.
Amigos
• Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema e uso de javascripts construídos pelos próprios usuários para essa finalidade). O usuário pode classificá-los como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo; apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não. O usuário ainda pode classificar seus amigos por grupos personalizados para poder organizar melhor sua listagem