História do municipio de Jucás
Jucás é uma cidade do interior do Ceará, a 407 km da capital, Fortaleza, cuja sede está localizada á margem esquerda do Rio Jaguaribe. Situa-se na região Centro-Sul do Estado. Possui área de 869 km2 e uma população de 23.807 habitantes, segundo o senso de 2010 do IBGE.
Antigamente a cidade se chamava São Mathues, mas depois da reforma administrativa dos municípios, no ano de 1.942, foi mudado o nome de São Matheus para Jucás, por motivo de existir uma cidade com o mesmo nome no Estado do Espírito Santo. Foi escolhido o nome Jucás por causa de uma tribo indígena que habitava nas proximidades e em virtudes de uma madeira existente chamada Jucá, em seus ramos e frutos serviam de alimentos para o gado.
A sua paisagem é rica em serras que são encontradas em quase todas as regiões do município, entre elas a que mais se destacam são as Serras de São Matheus, Mutuca, Coronzol, Santa Bárbara, Pelado, Verde e parte da Serra da Estrela. Segundo a divisão administrativa Jucás divide-se em 6 distrito: Sede, Poço Grande, Baixio da Donana, Mel, São Pedro do Norte e Canafístula. A maior concentração populacional encontra-se na zona rural, tendo como economia local, baseada na agricultura e na pecuária
Data da Fundação: 17 de outubro de 1823- com a denominação de São Matheus dos Inhamuns e posteriormente São Matheus. dia 30 de dezembro de 1943, o município passou a se chamar Jucás, através do decreto de nº 1.114, não por vontade do povo e sim por iniciativa própria do Interventor estadual Francisco Menezes Pimentel.
Padroeira: Nossa Senhora do Carmo ( Festa do Carmo de 07 á 16 de julho) – diocese de Iguatu
Feriados Municipais: 16 de Julho (Padroeira) e 17 de outubro ( dia do Município)
]
PONTOS TURÍSTICOS E FESTIVIDADES NO MUNICÍPIO
Podemos destacar como principal ponto turístico a