História do Cinema
A primeira sessão de cinema aconteceu no ano de 1895 e foi realizada pelos irmãos Lumiére que utilizavam uma máquina chamada cinematógrafo, que captava e projetava as imagens. Nessa época surgiu uma nova linguagem chamada cinema, ligada ao modo de vida da sociedade que era voltada para a produção das indústrias e o consumo em massa.
O cinema se espalhou rapidamente por diversos países, tornando-se uma grande forma de arte e entretenimento no século XX, perdurando até os dias de hoje.
Ele evoluiu muito, começando com filmes mudos até chegar nos filmes ricos em efeitos especiais e com visualização em três dimensões.
A criação do cinema foi possível depois da invenção da fotografia, pois um filme nada mais é do que uma sequência de fotos projetadas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento.
No mundo todo, as projeções cinematográficas foram padronizadas em 24 fotos por segundo.
Seu tempo de duração é variado recebendo diferentes termos para cada duração: curta-metragem (no máximo 15 minutos), média-metragem (entre 15 e 70 minutos) e longa-metragem (superior a 70 minutos).
Um filme necessita de uma equipe organizada e planejada e muito material, pois um filme é um processo demorado que podem durar anos.
Um filme é dividido em diversas etapas, que se dividem em pré-produção, produção e pós-produção. Mas para se iniciar uma produção cinematográfica é necessário um roteiro, para captar os recursos financeiros necessários a sua realização.
A pré-produção compreende o período de organização sistemática do processo de filmagem. Na etapa da pré-produção tudo fica decidido e organizado, como local de filmagem, atores, cenários, figurinos, maquiagens, etc.
A produção é quando acontecem as filmagens nos sets de filmagens. Nesta etapa se realiza o que já foi planejado e organizado durante a pré-produção.
A pós-produção compreende duas partes, a desmontagens dos sets de filmagens e arrumação dos materiais e a finalização do filme.