História do Camboja e Língua khmer
O presente trabalho propõe a apresentação da língua oficial do Camboja, o khmer. Tendo em conta a influência da evolução histórica do Camboja na língua, considerei pertinente o estudo da história deste país, no sentido de conseguir compreender a influência que os aspectos políticos e históricos exerceram sobre a língua. Após uma apresentação geral da língua e de apresentar contexto histórico, farei uma aproximação às características específicas da língua, abordando também o seu sistema de escrita.
Apresentação da Língua O khmer é a língua oficial do Camboja, possuindo, segundo os censos de 2008, 12.900.000 falantes nativos no país. Estima-se que possua cerca de 14.224.500 falantes nativos no mundo e ainda 1.000.000 de falantes que aprenderam o khmer como segunda língua. O Camboja possui uma taxa de alfabetização de 66%, segundo dados de 2007, possuindo uma população de 15.200.000 habitantes. Representa a segunda língua mais falada da família austro-asiática, derivando do Mon-khmer, sendo apenas precedida pelo Vietnamita. Possui cinco dialetos no Camboja, o Battambang Khmer, falado na região de Battambang, no noroeste do país, o Cardamom Khmer, falado na região das montanhas Cardamom, o Khmer Kandal, utilizado no centro do Camboja, o Khmer Keh, falado na região de Strung Treng, e o Khmer Krom, falado no sul do Camboja.
Contexto Histórico
O Khmer contemporâneo desenvolveu-se a partir da linguagem utilizada pelo Império Khmer, o Khmer antigo. Este povo ocupava a extensão de território onde se situa o Camboja nos dias de hoje, estendendo também as suas fronteiras para regiões que pertencem atualmente à Tailândia, Laos e Vietname. Teria tido origem no século IX, com a união dos reinos de Funan e Chenla, atravessando por um período marcado pela expansão e pela prosperidade, seguido de um período de declínio e de perdas territoriais.
Durante um primeiro período, o povo khmer foi fortemente influenciado pelas doutrinas