História do Brasil colônia.
FACULDADE SANTA IZILDINHA / UNIESP
GERMANO GONÇALVES ARRUDAS
HISTÓRIA DO BRASIL
RESUMO
Trabalho apresentado como requisito didático parcial da disciplina de História antiga e do Brasil I (Colonia), ministrado pela Profº Pedro Paulo do Curso de
História da Faculdade Santa Izildinha /
UNIESP.
SÃO PAULO-SP
2013
2
AS CAUSAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA E A CHEGADA DOS PORTUGUESES NO
BRASIL.
Descobrimos ainda quando crianças, sobre a descoberta do Brasil por intermédio de Pedro Álvares Cabral em abril de 1500. Esse fato de se dá a partir da expansão marítima portuguesa, que começou no início do século XV. Mas essa expansão não veio se não pelas transformações ocorridas na Europa Ocidental, em torno de 1150. Nessa época, nasce em meio às ruínas do império Romano, causadas pelos bárbaros, a Europa. Com o passar do tempo a Europa se expande em agricultura e comércio.
A sua expansão agrícola se dá por conta de novas regiões cultivadas e que são abertas para a plantação. Lá árvores são derrubadas, florestas desmatadas e pântanos secos, a partir daí houve incentivos ao comércio europeu. Doravante as cidades começam a crescer e transformar-se em ilhas, onde há relativa liberdade para se comercialização de produtos. Dentre os comerciantes, encontram-se artesãos, comerciantes e antigos servos que buscam, mediante o comércio, uma alternativa de vida, uma vez longe dos campos.
Já no século XIII, batalhas definem as fronteiras da Europa, a saber,
França, Inglaterra e Espanha que, diga-se de passagem, permanecem as mesmas até o dia de hoje. Dentro das fronteiras nasce a ideia de Estado, onde há uma organização política centralizada, onde quem é soberano é o príncipe e a burocracia que não se confundiam com grupos sociais, mesmo que privilegiados, como por exemplo, a nobreza.
Ocorre expansão da Europa cristã, por meio da reconquista de territórios e ocupação de novos espaços. Houve a retomada da Península Ibérica. O mediterrâneo de ser